Skip to content

5 elementos que você deve considerar ao decorar a sua casa

Decorar não é tarefa fácil. Exige organização, planejamento, criatividade e fidelidade a seus gostos pessoais. Se você não for organizado e se preparar bem para esta tarefa, o sonho de ter uma casa bonita e aconchegante pode se tornar um pesadelo. Pensando nisso, a Mirabile Decor & Design preparou esta matéria com 5 elementos que você DEVE levar em conta na hora de decorar a sua casa. Aproveite!

1 – PALETA DE CORES

Paleta de Cores

A seleção e disposição das cores no ambiente são, com certeza, um dos erros mais comuns na hora de decorar. A paleta de cores da sua decoração é o principal elemento para gerar equilíbrio estético no espaço decorado. Sem isso você pode pôr tudo a perder e cair na vala comum do decorado cafona. Quer fugir desta roubada de forma simples? Então siga esta dica valiosa dos arquitetos: eleja três cores para o seu ambiente e as disponha na proporção 60%-30%-10%. É a forma mais fácil e objetiva de acertar no equilíbrio de cores e deixar o ambiente harmônico.

2 – ACABAMENTO

Antes de decorar, conserte TODOS os problemas estruturais e de acabamento da sua casa, tais como falhas na pintura, portas rangendo ou raspando no chão, rodapés mal colocados ou defeituosos, pisos rachados ou lascados, trincas na parede e no teto. Estes pequenos problemas vão minar todos os seus esforços, não importa o quão boa seja a sua decoração. E sabe o que é melhor? Boa parte dos probleminhas desta natureza não requer grandes investimentos para correção, e com um pouco de paciência você mesmo consegue fazer a maioria deles. Quer uma dica, faça uma lista de tudo que precisa ser reposto, vá a uma grande loja de materiais para casa e construção, como C&C e Leroy Merlin e faça um orçamento. Em seguida, verifique tudo que é fácil de fazer, exige pouco tempo ou habilidades e faça você mesmo. Finalmente, para as tarefas mais complexas, procure um especialista.

3 – EQUILÍBRIO E CIRCULAÇÃO

Não negligencie o equilíbrio dos elementos no espaço e a circulação no ambiente. Na ânsia de decorarmos nossas casas, muitas vezes exageramos na dose e acabamos comprando coisas demais, sobrecarregando o ambiente, com grave prejuízo da circulação. Saiba que, ambientes sobrecarregados e com circulação dificultada são EXTREMAMENTE DESACONCHEGANTES, não importa a qualidade e a beleza dos artigos de decoração. Portanto, ANTES de comprar os objetos de decoração da sua casa, especialmente os maiores, como sofá, poltronas e mesas, pense na disposição destes elementos no espaço e seus efeitos sobre a circulação. O ideal é medir tudo antes e simular a disposição dos objetos no espaço real com o uso de fita crepe. Assim fica fácil de visualizar se aquele sofá que você amou, na verdade, não vai se tornar um grande problema.

4 – ILUMINAÇÃO

Luminária de Mesa Sixties Amarela by Carlos Siqueira
Luminária de Mesa Sixties Amarela by Carlos Siqueira

A iluminação interfere em tudo. Pode ressaltar coisas boas, amenizar coisas ruins, dar destaque a artigos especiais, criar conforto através luz indireta, enfim, a iluminação é um grande controle do ambiente, podendo afetar positiva ou negativamente tudo que está contido no espaço decorado. Portanto, a iluminação do ambiente jamais deve ser negligenciada na hora de decorar. A dica é explorar ao máximo a grande diversidade de fontes de iluminação que temos hoje no mercado, tais como luminárias de piso, luminárias de chão, abajures, pendentes e arandelas. Se você acha que é tudo a mesma coisa, está enganado. Cada um destes itens tem uma função específica e um efeito diferenciado sobre o ambiente decorado. Os abajures, por exemplo, têm a função básica de iluminar parcialmente o ambiente e, ao contrário da iluminação direta de teto, deixam passar apenas parte da luz emitida pela lâmpada, fazendo com que o ambiente fique mais leve e acolhedor. Luminárias de mesa e de piso, por sua vez, são imprescindíveis para direcionar e limitar a incidência da luz no ambiente, como ocorre no momento da leitura. Finalmente, uma boa iluminação primária, função executada sobretudo pelos pendentes, pode tornar o ambiente acolhedor, tranquilo e equilibrado. Na hora de decorar, use bem todos estes elementos e sua decoração vai ficar mais versátil, completa e aconchegante.

5 – Personalidade

Agregue personalidade e torne o seu ambiente único! Não há receita infalível ou regra definida para conseguir isso, mas algumas dicas podem ajudar muito:

A Jardineira by J. Borges
A Jardineira by J. Borges

•             Abuse de objetos assinados por designers criativos e que dedicam suas vidas para fazer artigos que nos encantam;

•             Incorpore objetos que se relacionem ou remetam à sua história pessoal (fotos da família, livros que mudaram a sua vida, discos que você ama, relíquias, móveis e objetos antigos e de estima pessoal, etc.);

•             Adicione obras de arte assinadas no espaço, elas transcendem o ato de decorar e imprimem um significado maior a tudo que está à sua volta. Acredite, uma obra de arte transborda valor para todo o ambiente e inspira a todos o tempo todo;

•             Adicione um Focal Point no seu ambiente. Focal point é aquele elemento do seu espaço decorado que atrai toda a atenção. Por exemplo, um quadro grande e com cores fortes, um móvel antigo com design retrô ou um pendente super sofisticado, enfim, um objeto qualquer que seja especial o suficiente para constituir um elemento central no seu espaço.

Decorar é um ato individual e complexo. Portanto, não pode ser resultado de uma fórmula fechada e matemática. Por outro lado, não pode ser realizada apenas em função do gosto pessoal e ao sabor da ocasião. Planejamento e organização são fundamentais. Bons ambientes decorados são resultado do equilíbrio entre o certo e o pessoal, entre a técnica e a personalidade, entre o exato e o íntimo. Esperamos com esse material que você possa encontrar um caminho simples, eficiente e seguro para expressar, no seu ambiente decorado, toda a sua essência e valores como ser humano único e especial. E se nossos artigos puderem fazer parte deste universo tão particular, será para nós motivo de orgulho e satisfação.

Comments are closed.