Skip to content

Dicas de Decoração – Fotografias em P&B

A dica de decoração deste post é o uso de fotografias em preto e branco, ou fotografia P&B, para a decoração de paredes. Decorar as paredes é uma tarefa que exige planejamento, originalidade e bom gosto. É bem comum vermos paredes decoradas com uma grande variedade de elementos, muita cor e diversidade, compondo espaços cheios de personalidade. Se você busca uma expressão mais descolada, jovem e alegre, tudo bem. Mas, se você está em busca uma composição mais sofisticada, discreta, porém não menos expressiva, a dica de decoração é o uso de fotografias em preto e branco para decorar suas paredes.

Dica de Decoração - Fotografia em Preto e Branco assinado por Carlos Gondim

Paredes decoradas com fotografias em preto e branco são equilibradas, discretas e muito, muito sofisticadas. Isso porque o preto e branco, como sabem os bons fotógrafos, é cheio de contraste e têm uma dramaticidade natural. Fotografias em preto e branco são obras de arte muito expressivas, pois a cena retratada, sem cores, ganha uma nova dimensão, com foco na luz, no contraste, na composição, no ritmo, na hierarquia visual, enfim, na essência da imagem.

Enquanto objetos decorativos, fotografias em P&B assinadas, além de serem artigos esteticamente muito bonitos, geram personalidade no ambiente, pois são obras de arte autênticas. A ausência de cores também favorece o seu uso em ambientes onde não se pretende alterar a composição de cores preestabelecida. Em outras palavras, se você já tem um ambiente com paleta de cores estruturada, a inserção de fotografias em P&B vai interferir minimamente na estrutura de cor e, por outro lado, vai agregar muito valor para o decorado.

Pois bem, neste momento você pode estar pensando: fotografias em P&B devem ser artigos muito caros, certo? Errado. Hoje em dia, com a democratização das máquinas fotográficas digitais profissionais, as chamadas DSLRs (Digital Single Lens Reflex), temos uma nova geração de fotógrafos, produzindo um volume inimaginável de boas fotografias em P&B, que podem ser adquiridas, muitas vezes, a preços módicos.

Dica de Decoração - Fotogafia em Preto e Braco Assinada by Carlos GondimMas cuidado, não confunda uma fotografia autêntica e assinada com uma simples cópia. Fotografias assinadas, que constituem obras de arte autênticas, são disponibilizadas no mercado como Giclées, ou seja, uma gravura. Gravura, por sua vez, denomina toda produção artística impressa em papel, em tiragens limitadas ou ilimitadas, a partir da criação original do artista denominada matriz. Trata-se, portanto, de uma obra serial original e deve ser assinada a punho pelo autor. A gravura pode ser dividida em cinco tipos principais, de acordo com o tipo de matriz utilizada: a xilogravura (matriz em madeira), a gravura em metal, a litogravura (matriz em pedra), a serigrafia (matriz em tecido) e o giclée (impressão digital de alta qualidade e durabilidade).

Quando a tiragem é limitada, além da assinatura a punho do artista na obra, também deve constar o número do exemplar e a tiragem. Assim, por exemplo, se obra foi realizada em tiragem de 10 exemplares, deve constar, ao lado da assinatura a punho do artista, a notação 1/10 (que significa que este é o exemplar nº 1 de um total de 10 exemplares), 2/10 (para o 2º exemplar), 3/10 (para o 3º exemplar) e assim por diante até o 10º exemplar (10/10). A tiragem não pode ser repetida, o que garante que somente haverá 10 exemplares daquela obra. Desta forma, quanto menor for a tiragem, maior será o valor da obra.

Assim sendo, a grande diferença entre a gravura e o pôster, é que a gravura é uma obra de arte original e autêntica, por isso é assinada pelo artista a punho, ao passo que o pôster é apenas uma cópia sem valor artístico. A gravura, assim como a fotografia assinada, tem valor de mercado e é uma obra de arte que pode ser colecionada, podendo, inclusive, ser usada como investimento.

Dica de Decoração - Fotografia Assinada by Carlos Gondim

Não há uma regra geral para decorar com fotografias em P&B. Você pode investir em composições mais discretas ou ousadas, recomendamos a leitura do postComo fazer uma composição com quadros”, onde você vai encontrar diversas opções de composições com quadros para a sua parede.

Quer agregar muita personalidade, bom gosto e sofisticação para a sua decoração? Então adicione fotografias em P&B, você vai se surpreender com o resultado. Quer saber mais? Conheça a seção de fotografias em P&B da Mirabile Decor & Design, sua decoração, e o seu bolso, agradecem.

Quer agregar ainda mais personalidade para a sua parede, conheça a seção especial Revolucione Suas Paredes da Mirabile Decor & Design, lá você encontra posters, xilogravuras, painéis, fotografias e muitos outros artigos de parede assinados por artistas como J. Borges, Romero Britto e tantos outros.

Não perca tempo! Aproveite.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *