Skip to content

Luminária de Mesa Grua: um brinde ao bom design

A Mirabile Decor & Design acaba de lançar a luminária de mesa articulada Coleção Grua, concebida pelo designer Carlos Siqueira. É, no mínimo, um artigo de decoração surpreendente.

Todo o desenho da peça foi pensado com base nos pilares fundamentais do design, sobretudo na harmonia entre forma, função, simplicidade, inovação e bom uso dos recursos. A inspiração vem das gruas de construção, tão presentes nas grandes cidades e usadas para içar materiais na construção de edifícios.

Inspiração para a luminária Grua

Gruas de Construção – Inspiração para o Design da Luminária

Destaque para o sistema de articulações. Construído a partir mecanismos tradicionais muito simples do mercado, a luminária de mesa é estruturada com três articulações, uma sobre o próprio eixo, na base, e duas no corpo, com orientação vertical. Em conjunto, estas três articulações permitem configurar a luminária de infinitas formas, contraindo, expandindo e girando, para facilitar o uso e alterar o design da peça de acordo com o gosto do usuário.

Simplicidade é outro aspecto positivo e evidente neste artigo de decoração original e descolado. Veja-se, por exemplo, que ela é composta por poucos elementos de madeira crua, com o mínimo acabamento e conectados por mecanismos universais em suas articulações. Esta simplicidade também se manifesta na ausência de cúpula, sem prejuízo da estética ou da função.

Luminária de Mesa Grua Amarela by Mirabile Decor

Outra característica surpreendente desta luminária de mesa é a simbiose perfeita entre forma e função. Veja-se, por exemplo, o cabo elétrico, que não tem apenas a função de transmitir a energia para a lâmpada, mas é parte integral do design da peça, compondo formas e cores imprescindíveis para a estética do produto, em perfeita harmonia com a própria estrutura da luminária.

Ao integrar de forma criativa e inovadora, em um único produto, aspectos como a simplicidade, a simbiose perfeita entre forma e função, a inovação na estrutura, o uso de materiais tradicionais de forma inovadora, com custo acessível e, finalmente, com estética harmônica e agradável, as Luminárias da Coleção Grua são um verdadeiro elogio ao bom design.

Dicas para decorar com as Luminárias Articuladas de Mesa da Coleção Grua.

Luminárias de mesa articuladas são objetos de decoração que vão ao encontro de um dos pilares do bom design: aliar forma e função. Além de objetos decorativos incríveis, são artigos muito úteis para o dia-a-dia, facilitando a nossa vida pelos seus usos. São imprescindíveis nas situações em que precisamos direcionar e/ou limitar a incidência da luz no ambiente decorado, como ocorre no momento da leitura ou quando precisamos iluminar pontos específicos no decorado. Sem falar que podem aprimorar muito a estética do ambiente, gerando ao mesmo tempo interesse e conforto. Então não perca tempo, sigas as dicas que preparamos para você decorar com luminárias articuladas de mesa da Coleção Grua e arrase na sua decoração.

Dica 1 – Luminárias diferentes geram resultados diferentes: há diversos tipos de luminárias no mercado. A principal diferença está na articulação. Luminárias articuladas de mesa têm uma grande vantagem em relação às não articuladas, pois elas são mais versáteis, permitindo ao usuário controlar a luz e direcioná-la para onde é mais conveniente. Por exemplo, podem ser utilizadas para a leitura e ficam ótimas em mesas de escritório. Outra distinção é em relação à opacidade da cúpula. Cúpulas opacas restringem a iluminação para onde se pretende iluminar, ao passo que translucidas permitem um transbordamento da iluminação para o ambiente e, portanto, reduzem o seu controle. O ideal é escolher a luminária a partir do seu uso pretendido.

Luminária de Mesa Grua Verde Limão by Mirabile Decor

Dica 2 – Luminárias de mesa, pendentes ou abajures? Quem manda na iluminação da sua casa? Podemos afirmar que a diferença crucial entre abajures e luminárias é que as luminárias, normalmente, têm a função de iluminação focada e direcionada, ou seja, é possível controlar a luz e direcioná-la para onde você mais precisa. Por isso, luminárias são mais usadas em mesas de leitura e apresentam articulações e controles. Já os abajures, mais populares, têm uma função mais ligada à ambientação, reduzindo efeito da luz direta para gerar conforto ao ambiente. Os pendentes, por sua vez, têm a função permitir a iluminação primária e generalizada do ambiente, sendo complementados pelas outras fontes de iluminação. Sendo assim, luminárias, abajures e pendente têm funções diferentes e são todos cruciais para a iluminação eficiente do decorado. Você deve usar todos eles com maestria, levando em conta tanto a estética quanto o conforto no espaço. Observe que as luminárias articuladas de mesa da coleção grua, ao dispensar cúpula, sem prescindir das articulações, são uma simbiose entre abajur e luminária, servindo muito bem para ambientação, assim como para direcionar a iluminação, aproveite!

Dica 3 – Use a luminária de mesa em harmonia com o resto do ambiente: a luminária de mesa pode e deve ser usada como elemento para harmonizar o ambiente através das suas cores, design e textura. Escolha a cor da luminária de tal forma que se harmonize com demais artigos de decoração do seu ambiente decorado. Se no seu ambiente há o predomínio da cor amarela, escolha uma luminária que também contenha amarelo (como a Luminária Grua Amarela). O mesmo vale para materiais e texturas. Só tome cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito monótono.

Dica 4 – Luminárias de mesa podem ser o focal point do ambiente. Focal point é aquele elemento do decorado que chama toda a atenção, servindo como uma espécie de âncora para o resto da decoração. É para onde olhamos no momento em que entramos no ambiente. Pode ser um quadro grande na parede principal, um móvel antigo ou um pendente super sofisticado. Lembrem-se, artigos de iluminação podem ser usados facilmente como focal point do decorado. Por exemplo, use luminárias com cores fortes e atrativas, é uma forma inteligente e ousada de decoração.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *