Skip to content

Luminária de Piso: minimalismo no design

Iluminar bem o ambiente é crucial para o sucesso da decoração, e a luminária de piso, neste quesito, é essencial. É por isso que a Mirabile tem o prazer de apresentar mais um sucesso de design e vendas: as Luminárias de Piso Coleção Grua. É um artigo minimalista, com design enxuto e aspecto contemporâneo. E o preço? Nem precisa falar que é mais acessível do que você jamais sonhou! Sim, poderíamos vender esta luminária pelo dobro que ela ainda seria um sucesso, mas na Mirabile  design acessível é coisa séria. Confira, surpreenda-se, compre com frete grátis sem pedido mínimo e decore muito mais por muito menos!

 

Dicas para decorar com Luminárias de Piso

Luminária de Piso Articulada Amarela Coleção Sixties by Mirabile Decor & Design

1 – Forma e função em perfeita harmonia: luminárias de piso são artigos de decoração nos quais forma e função estão em perfeita harmonia. Isso porque estes artigos são muito úteis e podem revolucionar a forma como você se relaciona com o ambiente. Veja, por exemplo, a utilidade de uma luminária de piso quando temos um ambiente com iluminação difusa e indireta. Ambientes assim são extremamente aconchegantes e acolhedores, mas são péssimos quando se quer utilizá-lo para leitura, por exemplo. É aqui que entra a luminária de piso. Ao proporcionar iluminação controlada e direcionada (sem espalhar a luz), as luminárias de piso podem complementar a iluminação básica do ambiente, para que se possa, por exemplo, fazer uma leitura agradável e bem iluminada, sem interferir de forma drástica na iluminação difusa e aconchegante que foi planejada para o ambiente. E quanto à forma? Bem, não precisamos falar muito, basta lembrar que as luminárias de piso, em sua maioria, são objetos de silhueta fina e leve, o que confere aspecto equilibrado e elegante. Pois bem, é assim se configura o casamento perfeito entre forma e a função, entre beleza e utilidade, entre aparecer e servir. E você pode ter tudo isso em sua casa.

 

2 – Luminárias diferentes, resultados diferentes: há muitos tipos de luminárias de piso no mercado. A principal diferença é entre as articuladas e não articuladas. Luminárias de piso articuladas têm uma grande vantagem sobre as não articuladas, pois são mais versáteis, permitindo ao usuário controlar o efeito da luz e direcioná-la para onde é mais conveniente. Assim, por exemplo, podem ser utilizadas para atividades de leitura. Outra diferença importante é a opacidade da cúpula. Cúpulas mais opacas concentram mais o efeito da iluminação, ao passo que as menos opacas permitem um transbordamento maior da luz para o ambiente. É preciso combinar a iluminação desempenhada pelos pendentes e outras fontes primárias de luz com a iluminação oferecida pela luminária de piso. E para fazer esta tarefa com sucesso, sempre leve em conta os diferentes tipos de luminárias de piso e o seu efeito potencial sobre a iluminação e os usos que se pretende para o ambiente.

 

Abajur Geométrico Vermelho Coleção Alegra by Studio Mirabile

3 – Luminárias de piso não são abajures, nem pendentes, nem luminárias de mesa: quem acha que luminária de piso, luminária de mesa, abajur e pendente é tudo a mesma coisa está muito enganado. Cada um tem uma função específica e contribui de forma diferente com a iluminação do ambiente. Lembre-se que a função primordial da luminária de piso e de mesa é controlar e direcionar a iluminação para um ponto específico, tendo em vista uma certa finalidade no ambiente, complementando a iluminação primária que é desempenhada pelos pendentes. Sendo assim, as luminárias de piso não têm a função de iluminar genericamente o ambiente, como é o caso dos pendentes e abajures. Na hora de decorar, portanto, você deve diferenciar estas funções básicas e dar a devida atenção a cada uma delas. Se você apostar apenas nas luminárias como função de iluminação primária, sua casa não vai ficar bem iluminada. Por outro lado, se colocar apenas iluminação convencional primária, seu espaço vai ficar pobre e menos funcional, pois as luminárias permitem usos novos ao ambiente através da iluminação direcionada.

 

Luminária de Piso Articulada Coleção Grua Azul by Mirabile Decor & Design

4 – Use a luminária de piso como elemento de harmonização com o resto do ambiente: a luminária de piso pode ser usada como elemento de harmonização do ambiente por meio de suas cores, texturas, materiais e design. Escolha a cor, o material, a forma e as texturas da luminária de piso de tal forma que ela combine e se harmonize com tudo o mais que há no ambiente. Por exemplo, se no seu decorado predomina o vermelho, escolha uma luminária que também contenham tons de vermelho. Mas tome cuidado, não exagere, senão a sua decoração pode ficar repetitiva e monótona.

 

5 – Aprimorando a decoração ocupando pouco espaço: uma boa notícia para quem tem espaços pequenos: as luminárias de piso agregam muita personalidade ao ambiente, enriquecem o seu uso, aprimoram a iluminação e ocupam muito pouco espaço no seu ambiente. Isso porque, normalmente, as luminárias de piso são objetos de decoração que se projetam para cima no espaço, ocupando uma parte “perdida” do decorado. No mais, apresentam bases que ocupam uma parte pequena do chão, sem falar que ficam ótimas nos cantinhos pouco usados da casa. Por isso, se você tem pouco espaço, tem todos os motivos para colocar uma luminária de piso no seu ambiente! Não perca tempo!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *